terça-feira, 18 de maio de 2010

Boeuf Bourguignone (receita de Julia Child)

 Depois de ver o filme (Julia & Julie) é impossível não ter vontade de fazê-la...



Ingredientes:

- 170g de bacon
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 quilo de carne em cubos de 5cm (usei 500g de músculo e 500g de lagarto)
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 xícaras de vinho tinto (Julia sugere um vinho encorpado e jovem, como um Chianti)
- 2 a 3 xícaras de caldo de carne*
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 dentes de alho amassados
- 2 raminhos de tomilho
- uma folha de louro
- o toucinho do bacon

Modo de Preparo:

Remova o toucinho e corte o bacon em tirinhas de aproximadamente 0,5cm por 4cm. Coloque em uma panela com cerca de 1,5L de água e ferva tudo por 10 minutos. Escorra e deixe secar. Ligue o forno para que aqueça em temperatura média-alta (cerca de 230ºC).

Seque os cubos de carne em papel toalha, para que dourem facilmente. Frite o bacon (exceto o toucinho) no azeite e quando dourado retire com uma escumadeira e reserve. Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito.

Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. Descarte o excesso de gordura ao final. Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo).

Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados , as ervas e o toucinho. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno, deixe na grade mais baixa do forno, e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. Deixe cozinhar por 2 e ½ a 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.

OBS: servir com batatas, arroz ou massa, acompanhado de um bom vinho tinto encorpado (um português, das Terras do Sado ou Bairrada, vai bem).

Nenhum comentário: